05 agosto 2010

Vai uma cervejinha aí?

Depois de uma semana da-que-las, nada melhor que ir a um barzinho com as amigas e tomar uma cervejinha de leve (sim, de leve, porque cerveja é uma coisinha com muitas calorias!). Mas e aí? O que é cerveja?

Cerveja é, basicamente, uma bebida alcoólica carbonatada, produzida através da fermentação de materiais com amido derivados principalmente de cereais maltados como a cevada e o trigo. Seu preparo inclui água como parte importante do processo e algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas. Por causa da água, é muito difícil obter o mesmo gosto nas cervejas de mesma marca, mas que foram produzidas em regiões diferentes.

Muita gente não sabe, mas inspiradas, no filósofo moderno, Martinho da Vila, esclarecemos: existem cervejas de todas as cores, de várias idades, pra muitos amores. São muitas as maneiras de classificar e existem milhões de tipos de cervejas. Então, resolvemos organizar as mais comuns por tipo de fermentação e ficou assim: Ale para as cervejas de alta fermentação e Larger para as cervejas de baixa fermentação. As do tipo Larger são as mais consumidas no mundo. Segue abaixo alguns tipos de Larger que a gente já conhece:

Pilsen (ou Pilsener) – Amarga e clara, é a queridinha dos brasileiros. Combina com:
bacalhau, camarão, caranguejo
Malzbier – É escura e tem gosto adocicado. Combina com: chocolate, brownie, suflê de couve-flor.
Bock – Este tipo é muito consumido no Sul do Brasil. Tem uma alta concentração de malte, é uma cerveja encorpada. Combina com: Paella, frango assado, peixe.

As cervejas citadas acima são feitas de cevada e representam 99% das vendas de cerveja no Brasil, mas também temos cervejas feitas de trigo (Weissbier) que são uma delícia e cervejas excêntricas que são feitas até de aveia. A cerveja belga Trapista, feita sob supervisão de monges da Ordem Trapista, por exemplo, é considerada a melhor cerveja do mundo por vários especialistas do ramo.

Em Fortaleza, os lugares mais conhecidos e mais legais para se apreciar tipos diferentes de cerveja são: Buono Amici's Sport Bar (e a pizza de lá é incrível), Lupus Bier, Café Pagliuca e Degusti.

"Tomada com moderação, até duas latas por dia, a cerveja faz bem: melhora a circulação, porquanto o álcool etílico, em pequenas doses, aumenta o nível do colesterol bom e dilata os vasos; aumenta o apetite e induz à produção de ácidos gástricos, facilitadores da digestão; é rica em vitaminas do grupo B, especialmente riboflavina, piridoxina e ácido fólico, favorecedoras do bom funcionamento dos músculos." Playboy. Jun. 2006, p. 86
Lembrando que, apesar da Playboy garantir que cerveja faz bem, se for beber, chame as amigas que não bebem pra ir dirigindo ou faça igual a Angélica: vá de táxi. Tin-tin!

3 pitacos:

Alice disse...

seeeempre cai bem, especialmente com as amigas. :D

Vanes disse...

ô se vai!
:)

Levi Lenz disse...

Rafa! a cris disse que tu saca tudo de blog e disse para eu te perguntar aqui, como faz para por as caixas de video do youtube menor?? pq la no meu tao grandonas passando da onde deveria estar!!
como faco?! ;)
bju!!