26 janeiro 2011

Bokeh

De uns tempos pra cá, a gente tem visto umas fotos super fofas com pontinhos de luz desfocados em formato de coraçãozinho, estrelas, raios etc.
Chamamos de Bokeh
imagens que tem esse desfoque nos pontos de luz, que ficam assim meio borradinhos. Com a utilizanção de filtros esses pontinhos podem dar origem a formas diversas, como percebemos nas imagens a seguir.

Bokeh (do Japonês boke ぼけ, "blur") é um termo associado à fotos que tem um desfoque significativo, dando um efeito "borrado".
Todas as imagens que tem esse desfoque fazem parte do universo do Bokeh. Maaas estamos aqui para mostrar como fazer esse tipo que formam essas figurinhas bonitinhas.

O mais legal do bokeh é que ele é um efeito super fácil de conseguir. Basta uma cartolina preta, tesouras e durex para fazer o seu filtro do formato que você quiser!

Ingredientes:
Cartolina preta

Tesoura

Lápis
Durex

Como fazer:
1. Apoie sua lente na cartolina e desenhe uma linha contornando ela. O circulo deve ficar um pouquinho maior que a lente;

2. Desenhe e corte a forma desejada no centro do círculo;

3. Corte o círculo e uma tira para fazer a basedo filtro. Essa tira deve contornar todo o círculo para encaixar melhor na lente;
4. Use o durex para unir o círculo e a tira, encaixe na câmera e voilà! Está pronto!

Se você não tiver habilidades manuais, pode até comprar o kit prontinho no Photojojo.
Este site é uma tentação para os amantes da fotografia. É uma coisa mais linda que a outra!


Gostou? Então que tal fazer suas fotos bokeh e enviar pra gente? almocodeamigas@gmail.com

http://photojojo.com/store/

2 pitacos:

Vanes disse...

Eu fiz a do coração, mas como não tenho tantas habilidades assim, vou no site comprar os outros desenhos! :*

Paulo Figueiredo disse...

Sou fotógrafo de casamento em Fortaleza, e já tinha visto um post sobre esta assunto no blog do fotógrafo www.EvandroRocha.com.br de SP, mas o post de vcs ficou bem mais explicativo, e não sabia que se vendia este kit pronto. Muito legal a dica. Gostei muito do blog de vocês. Parabéns pela a iniciativa. Paulo Figueiredo www.paulofigueiredo.com.br - @figueiredopaulo