26 novembro 2010

Na Onda do Bem

Onda do Bem é um projeto social que está sendo desenvolvido na comunidade Serviluz. Tudo começou com o sonho da Dé e da Bá de fazer a transformação acontecer no Titanzinho, local onde elas costumam ir surfar. Com as visitas ao litoral as meninas acabaram criando laços com a comunidade.

O projeto busca, através da arte, dar cor, dignidade e requalificar a praia do Titanzinho, fazendo a transformação acontecer, não só na comunidade, mas junto com ela. O trabalho já começou desde o início de novembro e entre os dias 11 a 19/12 acontecerá a semana de “mão na massa”.

Artistas da comunidade e outros convidados, junto com o apoio dos voluntários, irão pintar a fachada das casas e tranformá-las em uma galeria a céu aberto. Ainda será colocado em prática um projeto de paisagismo, será construída uma área de lazer com brinquedos, pista de skate e mobiliários urbanos.

A metodologia utilizada, o Oásis, foi desenvolvida pelo Instituto Elos, de Santos/SP, que a Bá conheceu quando foi para o A Gente Transforma. O Jogo Oásis é um evento, que convida uma comunidade a projetar e construir, de forma cooperativa, um projeto desafiador escolhido pelos moradores para satisfazer suas necessidades. O oásis moderno é um ponto de luz e cor em meio ao deserto social e ambiental das comunidades. A intenção é que o espaço físico seja capaz de promover vida, alegria e restauração.

Hoje, o sonho das meninas está sendo dividido com muitas outras pessoas do bem, como aproximadamente 40 jovens voluntários e a Ashoka/GMM, organização pioneira no trabalho de apoio aos empreendedores sociais, que também mergulhou nesse projeto.

O objetivo é que a transformação seja um chamariz; que a sociedade, a mídia, as empresas e o governo passem a perceber o potencial da população - principalmente dos jovens atletas - e as belezas do local, ajudando assim a construir um futuro melhor para os moradores do Serviluz e fazendo com que o Titanzinho seja melhor cuidado e preservado.


Bazar do Bem

Bom, como nós não podiamos deixar de fazer a nossa parte, junto com o Clube do Esmalte, estamos organizando um bazar beneficente para o projeto, o Bazar do Bem. Você poderá ajudar doando roupas e/ou ainda fazendo muitas comprinhas no próximo final de semana. O melhor de tudo, é que cada vez que você vestir uma peça que comprou no bazar, você lembrará que fez a diferença na vida dos moradores do Titanzinho. :)


Saiba mais sobre o projeto visitando o blog do Onda do Bem.
Para mais informações sobre o Bazar do Bem: Cris 8830-2833 ou Lu 8802-5392.

4 pitacos:

Alice disse...

já dropeiii... uhuuu! hahahaaa

Bárbara Janiques disse...

obaaa!! que delícia contar com o apoio desse povo lindo daqui!!

Anônimo disse...

Oi meninas,
Que linda a ideia de vocês!! Fiz meu trabalho de graduação na faculdade de arquitetura e urbanismo justamente sobre o Serviluz, pois acho ali uma área incrível e com muito potencial!!! Hoje trabalho na prefeitura, justamente na mesma linha: Urbanização de favelas! Acho lindo trabalhos voluntários, acho que cores são sempre bem vindas e acho que a paixão do Titanzinho pelo surfe o faz diferente de várias outras comunidades! Porém, eu gostaria de ajuda-los com uma dica: Canteiros de bambu são lindos, porém nada funcionais! Quando se trabalha com assentamentos precários deve-se pensar em materiais de alta resistência e que não precisem de manutenção, pois esta, dificilmente virá. Sem contar, que lá dentro vivem pessoas, que por mais lindas que sejam, não tiveram a oportunidade de ter uma educação adequada para respeitar o mobiliário urbano como um bem deles.
Mas parabéns pela iniciativa! O mundo precisa mais de cores e iniciativas como essa!
Beijos

Juliana

disse...

oi juliana! muito obrigada! :)
na verdade o canteiro de bambu foi apenas uma das idéias. muita coisa já foi modificada, inclusive com a ajuda da própria comunidade. :)

obrigada,
beijos.