03 outubro 2010

Vamos brindar?

Como prometido, vamos falar um pouco sobre o que aprendemos a respeito do champagne!

A história começa com Dom Perignon, monge beneditino que vivia em um mosteiro e cuidava de preparar o vinho do lugar. O champange é um vinho branco e o vinho é uma bebida que passa por um processo de fermentação. Conta-se por aí que um dia Dom Perignon esqueceu que já tinha fermentado um lote da adega e o colocou pra fermentar novamente. Depois disso, ele percebeu que aquele vinho borbulhava. Foi quando experimentou a bebida que disse a famosa frase "estou bebendo estrelas!". Quem não ficou muito animado com essa história foi o chefão do mosteiro. Dom Perignon levou um baita “carão” por ter “estragado” um lote inteiro de vinho e dado o maior prejuízo para o mosteiro. Mas o danado não desistiu, acreditava na qualidade de sua invenção e dizia que ia criar o melhor vinho do mundo.

Dom Perignon se dedicou a estudar e faz
er experiências até chegar na pureza do champagne consumido hoje. Tinha vááárias qualidades de uvas à sua disposição, então ele combinava diversas misturas para harmonizar as qualidades e diminuir os defeitos. Dizem que ele mesmo fazia a degustação dos resultados. Super cuidadoso, considerava tudo que pudesse influenciar no sabor de seus fermentados como, por exemplo, dias frios ou chuvosos, vinhas boas ou medíocres.

Apesar de ter sido criado no final do século XVII, só no século seguinte o Champagne ganhou fama, durante o reinado de Luís XV. Sim, aquel
e rei que fazia umas festas do babado! Já dá pra imaginar que o rei comprou de cara a ideia, né? Foi assim que o champagne já entrou na roda como uma bebida de luxo, a nova paixão oficial da nobreza da época.


Nessa onda, o Claude Moët que não era bobo nem nada e já era dono de uma grande vinícola, passou a trabalhar com o champagne. Foi então criada a Moët & Chandon, que hoje produz o champagne mais glamouroso e consumido do mundo. Só para se ter uma ideia, é como se uma garrafa de Moët & Chandon fosse aberta a cada minuto! A vinícola pertence hoje em dia ao grupo LVMH (Louis-Vuitton-Moët-Hennessy), o maior produtor de artigos de luxo do planeta. A Moët & Chandon é a fornecedora oficial de champanhe da rainha Elizabeth II. Chiquéérrimo, hein?

E pra quem tem a dúvida “é espumante ou champagne?” a diferença é que o champagne é produzido na França, na região de Champagne, e o espumante é o produzido em qualquer outro lugar do mundo.

Existem três tipos básicos de champanhe: Brut, Rosé e Demi-sec. O Brut é ótimo para acompanhar frutos do mar, saladas, sushis e peixes claros. O Rosé combina principalmente com carpaccios e massas. Já o Demi-sec vai bem com sobremesas em geral.



Espumante combina com várias ocasiões: jantares românticos, comemorações, vitórias, alegrias, festa e felicidade. Mas o que a gente acha mesmo é que champagne combina com amigas reunidas. Por isso, junte-se às suas, compre suas garrafas de champagne e cheers!

3 pitacos:

Anônimo disse...

Oi,
Acho o blog de vocês super charmoso!! Gostaria de sugerir que vocês continuassem com a ideia de postar almoços em outras localidades, que tal em alguma praia do Ceará? Com as fotos sempre lindas que vocês fazem..
Beijos
Juliana

Pammela disse...

Tin Tin!

disse...

oi, juliana!

é sempre muito legal pra gente receber um feedback sobre os posts, afinal, o blog tem o intuito de compartilhar o que é interessante para quem acompanha a gente. com certeza vamos buscar fazer mais posts em outros locais, incluindo as nossas lindas praias. pode deixar! :) beijos e volte sempre.